A fase de perda de cabelo coincide com os primeiros meses de outono, por outro lado, como resultado dos rigores do verão, o cabelo tende a perder a vitalidade e hidratação.
O outono é reconhecido como uma das piores épocas para o cabelo pois nesta estão sofre uma queda maior do que a normal. O ciclo de vida do cabelo é composto por três fases, a última das quais, a telógena ou de queda, coincide com os primeiros meses de outono, logo a perda de cabelo no outono é um processo natural.
Mas quando esta queda é maior do que o esperado, geralmente é devida à combinação de vários factores, que incluem alterações hormonais que os nossos corpos sofrem, também devido a diminuição das horas do dia, e ao aumentando nossa actividade após o verão e uma tendência a diminuir a ingestão nutricional de frutas e legumes.
Além disso, durante o verão, o cabelo pode ter sofrido de exposição excessiva ao sol, cloro da piscina e da salinidade da água do mar. Todos estes factores contribuem para a secagem dos cabelos e, consequentemente, a perda de elasticidade e uma maior fragilidade capilar.
Durante o outono, para neutralizar o efeito dos ataques do verão e das mudanças fisiológicas no nosso corpo, é importante um cuidado adequado do nosso cabelo:
– Reduzir o uso de secadores, e alisadores. É melhor deixar o cabelo secar ao ar livre e pentear o cabelo com uma escova de dentes largos.
– As massagens capilares são sempre boas para o nosso couro cabeludo, nesta época, pois melhoram a circulação sanguínea do couro cabeludo, o que significa mais oxigénio e suprimento nutricional do bolbo capilar.
– Uma óptima e higiene ideal é fundamental para melhorar a saúde do nosso cabelo. Então, não se esqueça de lavar o cabelo sempre com um shampôo adequado ao seu tipo de cabelo.
– Além disso, é absolutamente necessária a realização de uma dieta equilibrada, que fornece ao folículo piloso os nutrientes necessários para se ter um cabelo forte e saudável. Além disso, recomenda-se a ingestão de suplementos nutritivos específicos para a síntese de proteínas, o que acaba por dar origem à queratina do cabelo assim como das unhas:
- Os citrinos, próprios do outono, são ricos em vitamina C e ajudam a absorver melhor o ferro dos alimentos.
- As lentilhas ou grão de bico, por exemplo, podem fornecer uma grande quantidade de proteínas.
- Outros alimentos próprios do outono são os tomates, espinafre ou couve-flor , muito ricos em vitaminas A e C e sais minerais.