Um dos acessórios favoritos das mulheres são os sapatos, seja com saltos, plataformas ou sapatos baixos são uma das melhores maneiras de estar na última moda, e reflectem o seu estilo pessoal e estilizam a sua imagem.

Mas os sapatos são uma faca de dois gumes, porque você pode estragar o seu look,  se não sabe escolher o estilo e design de acordo com o seu tipo de corpo.

Mulheres baixas

Tenha cuidado com sapatos de salto muito alto, pois pode fazer  com que você pareça desequilibrada,  procure antes sapatos de 2 a 3 polegadas de salto. Se você usar sapatos baixos, verifique se eles são um pouco levantados para estilizar as suas pernas. Use o resto do traje para alongar a sua figura, com saias rectas acima do joelho, calças escuras e linhas verticais.

Tornozelos largos

A melhor opção se você tem tornozelos largos é usar sapatos,  mas sem  salto na parte de trás, mas com pelo menos meia 3 cm de calcanhar para estilizar as suas pernas. Os sapatos tem muito bom aspecto e fazem as pernas parecerem mais grossas. Procure o tamanho médio e evite sapatos de bico quadrado com saltos muito finos ou plataformas. Evite as tiras sobre os tornozelos para evitar dar a impressão de um tornozelo maior.

Durante o outono e inverno,  as botas  podem mascarar os tornozelos, dependendo da altura e devem combiná-los com meias da mesma cor e calças escuras.

Tornozelos finos

Os sapatos ideais são com plataformas, saltos finitos, com alças e outros detalhes.

Deve ter cuidado com os  sapatos com saltos muito altos, lembre-se que a ideia dos saltos é ajudar você a ter um equilíbrio e, portanto, estilizar a sua figura, mas se, pelo contrário, são muito altos vão estragar o seu look.

Para terminar pode optar por sapatos de saltos de bico quadrado, mas claro depende do seu gosto e estilo.

Pés grandes

As mulheres com pés grandes devem evitar o uso de sapatos bicudos para evitar que os seus pés pareçam maiores. Em vez disso, use sapatos com cores e desenhos arredondados ou quadrados e escuros para não chamar muito a atenção.

Para todos os tipos de corpos 

Nunca se esqueça da importância do equilíbrio e proporção na sua imagem. Deve dar muita atenção ao vestido, calças ou roupas que você usa para evitar que chamem muito a atenção pelo desenho ou cor, e não se esqueça de usar sapatos simples. Se, no entanto, as roupas são simples e clássicas, você pode usar sapatos com desenhos que você gosta e cores brilhantes. Além disso, tenha em mente a ocasião e o lugar. Não é o mesmo escolher uns sapato para o trabalho, do que para um passeio com os amigos ou um evento à noite.

Últimas dicas 

Finalmente, se você vai comprar um par de sapatos novos, espere até ao final do dia para experimentar os sapatos, pois é quando os seus pés estão mais inchados e assim vai ter a certeza de que você vai sentir-se confortável com eles. Não se guie apenas pelo tamanho que calça, pois também é. importante que você tente diferentes tamanhos e larguras para encontrar os sapatos perfeitos. Olhe sempre num espelho grande da cabeça aos pés para ver o efeito completo dos sapatos com a sua figura e ande sobre uma superfície dura e não no tapete para assim poder senti-los melhor.